quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Pensador


Auguste Rodin (1840-1917) foi um escultor francês. Sua característica principal é a fixação do momento significante de um gesto humano. Rodin queria expressar 'o pensar'. Em sua tentativa, bem sucedida, eu diria, fez a escultura que destaco, O Pensador.
Hoje, tive que fazer uma tarefa referente à obra. Responder à pergunta: Quem é seu pensador? Explicaram-me que teria que discorrer sobre ao que ou a quem eu me apoiava. A minha resposta foi:
Poderia começar citando minha família, o lugar onde boa parte do meu caráter foi formado. Poderia citar um sorriso amigo que irradia paz e é capaz de clarear a escuridão de algumas mágoas. Mas prefiro falar sobre o que me é um tipo de combustível interior: As derrotas. Não que elas sejam minha base. Não, não mesmo. Mas elas me estimulam a aprender ficar de pé. E como já foi dito: “Há males que vêm para o bem”.
Quando caio e sinto a gravidade mais forte, que tenta me estagnar naquele chão, que me faz inalar o que, tantas vezes, já foi pisado, quando sinto a aspereza daquele pó, sou transportada de volta para a realidade. Dura e bendita vida!
Num estado lastimável, ergo-me, envergonhada e julgada pelo meu senso certo-errado. Seco algumas poucas lágrimas, tais que não são capazes de lavar meu rosto, e saio à procura de um outro líquido, mais límpido e isento de culpa.
"Fogo, fogo, fogo". Santo fogo! Queime, agora, o que me humilha. Reavive o meu ego e a minha garra. "Força, força"! Caminha agora, Eu!
Basta-me, agora, percorrer os N caminhos traçados por minha mente e julgados por minha, adorada e paradoxa, razão.
Uma boa noite a todos!

2 comentários:

  1. Nossa..!"
    essa menininha tem uma sabedoria e tanto!!
    Adorei seu blog migs!!
    espero ver mais."**
    bxim

    ResponderExcluir
  2. AMEIIII vc é ótima p escrever...
    seu namorado terá muita sorte
    bjs
    xi amu d novo!!!!
    =)
    =*

    ResponderExcluir

Exercitando a mente.